top of page

CURSO DE ARTES VISUAIS - UAB / UFES 2011

DISCIPLINA/SEMINÁRIOIII: MODELAGEM

AUTOR: PEDRO PAULO NARDOTTO

Foi elaborado um relato de experiência vivenciada e observada sobre Modelagem, destacando a contribuição para o desenvolvimento motor, artístico e intelectual do aluno a partir do Ensino Médio. Nessa atividade, foi importante destacar as afinidades com a estética, o retrato e o auto-retrato. Foi descrito o grau de dificuldade na aplicação do trabalho, e também a dificuldade do aluno, em desenvolvê-la, mesmo que a atividade tenha sido desenvolvida por meio de pesquisa e/ou relatos de experiências. Valeu a pena observar o ritmo e a criatividade dos alunos, o material utilizado: consistência, secagem, durabilidade, custo, semelhança, coloração, interação com os colegas e a socialização de material para o alcance dos objetivos propostos.

PROJETO DE MODELAGEM

Trabalhar com este tipo de atividade é muito interessante. No curso pude aprender bastante de como manusear com a modelagem e seus diversos materiais. Como aluno eu tive a oportunidade de trabalhar com a massa de modela e a argila, são dois recursos bem diferentes, mas que geram um resultado com uma diferença um tanto similar.

Foto desta minha experiência

Para executar a atividade determinada pela disciplina de modelagem, aproveitei a oportunidade e desenvolvi com a turma de alunos do curso do Projovem a qual eu fazia parte. Foi com os colegas de turma que desempenhei cada etapa, o grupo era bem heterogêneo, e a faixa etária foi dos 18 aos 29 anos entre mulheres e homens.

Antes de aplicar a atividade fiz um preparo informando à turma o que iriam desenvolver e o objetivo da atividade. O grupo apresentou muito entusiasmo, a vontade loca de por a mão na massa e criar suas primeiras experiências com a modelagem. Mas como o tempo não esta a nosso favor, resolvi utilizar a massa de modelar já pronta. Comprei numa quantidade suficiente para todos da turma. Alguns dos que participaram tiveram resultados incríveis. Iniciaram com um desenho, antes de lidar com a massa. Contribuição para o desenvolvimento motor, artístico e intelectual do aluno.

Foto Kelly

Foto resultados dos trabalhos realizados

Agora vejam alguns relatos:

Geomário "A maior dificuldade é definir a criação, pois iniciamos com o pensamento vazio e daí surge sentimentos variados que é transferido para a peça."

Marina "Na hora de interpretar a forma física a criação, sinto dificuldade. O legal foi ver surgir algo que até então não era esperado."

Kelly "A dificuldade é na hora de criar e imaginar, penso que seja uma terapia, pois há uma entrega, eu estava com dor de cabeça e ao começar a trabalhar a modelagem a dor foi embora."

Considerações finais

Foi muito interessante desenvolver essa atividade com meus colegas de classe, tive o consentimento da professora do curso e ela incentivou o grupo e ficou na observação. Teve colegas que não puderam participar e um deles foi pelo cansaço, mas boa parte da turma participou, e isso foi muito bom.

RELATÓRIO DO PROJETO DE EXPERIÊNCIA EM MODELAGEM

bottom of page