Arte-educador
Prof. Pedro Paulo Nardotto
PROJETO DE FOTOGRAFIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
PROJETO DE ARTE FOTOGRÁFICA LAR DOS VELHINHOS:
‘ Não há idade certa nem tempo para se viver na arte... ’
Pedro Paulo Nardotto
PEDRO PAULO NARDOTTO (Org.)
CIDÉLIA FAZOLO NARDOTTO
ALICE MARIA TEIXEIRA LIMA
GILCA CELINA S. DOS SANTOS
LUIZ COSTA
POLO SÃO MATEUS-ES/2011
Trabalho realizado pelo grupo de alunos do curso a distância de Artes Visuais, pólo de São Mateus-ES para o cumprimento da disciplina de Seminário IV, ministrada pela professora Larissa Zanin.
JUSTIFICATIVA:
Com base na proposta da disciplina de seminário IV, que se destina a elaboração de um projeto educativo a ser vivenciado em um grupo de educação não formal, nós desenvolvemos um projeto voltado para um grupo especial, pessoas da melhor idade, pertencentes a uma instituição de abrigo conhecida como Lar dos Velhinhos do município de São Mateus-ES. Inicialmente a escolha partiu da falta de valores existentes neste grupo excluído socialmente, carente de atenção e este resgate vem através da fotografia.
OBJETIVO:
Resgatar através do olhar fotográfico de cada indivíduo seus valores e a importância que têm socialmente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Gerar maior interação entre os membros do Lar dos Velhinhos;
•Propiciar distração através da fotografia;
METODOLOGIA:
O grupo irá se juntar antes da iniciação da atividade, preferencialmente no pólo por estar próximo ao local de ação. Neste momento serão divididas as funções e repassada a cada um dos componentes o seu papel no desenvolvimento do projeto.
Será confirmada com a direção da instituição a data e hora para a aplicação do projeto. Caso haja algum imprevisto, o grupo já estará preparado. Com a confirmação junto à instituição, poremos em prática as atividades da seguinte forma:
Escolheremos um grupo de senhores e senhoras com algumas características físicas e psicológicas para desenvolverem as atividades, e para isso contaremos com a ajuda dos profissionais da instituição. Em seguida, faremos uma breve apresentação e explicação sobre o que é o Projeto de Artes Lar dos Velhinhos, e os objetivos a serem alcançados.
Realizada a primeira etapa, iniciaremos a segunda etapa com uma síntese da história da fotografia e a exposição de algumas fotos famosas e anônimas, e também do próprio grupo. Para que haja uma familiaridade e envolvimento maior com a fotografia.
A terceira etapa trata-se do manuseio do equipamento, em que deverá ser ensinado como utilizar a máquina fotográfica já que serão eles ‘os velhinhos’ que deverão fotografar, trabalhando assim o olhar fotográfico de cada um, lembrando que cada componente da equipe deverá acompanhar dois participantes, totalizando um grupo único de 10 componentes.
O que deverá ser fotografado estará a critério do participante, porém se necessário, o monitor indicará.
Na quarta etapa, após a realização das fotos, o monitor de cada dupla deverá descarregar as fotos tiradas em um computador, montando-as numa única apresentação, a qual deverá ser apresentada através de exposição, de data show ou de um pôster ao grupo participante e demais convidado. Lembrando que caso não haja tempo suficiente para a realização da exposição, será agendada uma data com a instituição.
Lembrando que durante o processo de ação do projeto haverá a cobertura da mídia local para a divulgação do curso de Artes Visuais da UFES.
RECURSOS NECESSÁRIOS
•Máquina fotográfica digital: 05
•Fotos:10
•Computador:01
•Data show:01
PÚBLICO ALVO
Grupo de senhores e senhoras que vivem em casa de acolhimento a idosos.
CRONOGRAMA
AÇÃO DATA
Elaboração do projeto 10 jan
Primeira visita a Instituição para conhecimento da área e dos participantes 17 jan
Reunião da equipe 19 jan
Analise final da elaboração do projeto 21 jan
Agendamento com a Instituição para aplicação do projeto 26 jan
Desenvolvimento do projeto 29 jan
Elaboração da exposição dos resultados 31 jan
Confecção do pôster 01 fev
Divulgação do pôster 06 fev
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A cada dia as pessoas envelhecem e acabam por ser esquecidas e levadas a viverem em locais fora de seu ambiente familiar, tornando-se pessoas carentes de afeto e de valorização, assim nós decidimos desenvolver nosso projeto junto a uma instituição de idosos mostrando para eles a importância da fotografia e de seu processo de criação.
Registros fotográficos:
pôster
material