top of page

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

DISCIPLINA PRATICA III

ABSTRACIONISMO COM TEXTURA EM GESSO

PEDRO PAULO NARDOTTO

São Mateus-ES, 22 de abril de 2012

Disciplina: Prática de Ensino da Arte no Ensino Médio III.

Orientadora: Dra. Gerda Margit Schütz Foerste.

Estagiários: Alice Maria Teixeira Lima, Cidelia Fazolo Nardotto e Pedro Paulo Nardotto.

Professora de Arte: Pedro Paulo Nardotto

Local: EEEFM “AMÉRICO SILVARES”.

Endereço: Avenida Brasil, nº203, bairro Vila Nova, São Mateus-ES, CEP: 29930000.

Período de observação: 14/03/2012

Período de realização: 28/03, 30/03, 04/04, 11/04, 13/04, 18/04 e 20/04/2012.

Carga horária total: 12 horas.

Clientela: Alunos do PROEJA

INTRODUÇÃO

A instituição em que desenvolveremos nosso projeto de arte é uma escola da rede estadual, EEEFM Américo Silvares que está localizada no bairro Vila Nova situada a esquerda da BR 101, km 65, sendo um bairro de periferia, bastante populoso com clientela de baixa renda. Possui CEIM – Centro de Educação Infantil Municipal há em sua proximidade farmácias, supermercados, padaria dentre outros pontos comerciais.

A Escola de EEEFM Américo Silvares possui um corpo docente com as qualificações exigidas para o funcionamento da escola. Todos possuem ensino superior, e a equipe técnica (diretor, coordenador de turno e supervisor, secretárias, bibliotecárias, valorizam o trabalho em equipe desenvolvendo projetos a fim de melhorar o desenvolvimento do aluno.

A escola possui 3 andares com total de 17 salas de aula, possui ainda sala do diretor, do supervisor e do coordenador, além de 6 banheiros comuns e 3 para deficientes, 1 biblioteca, 1 quadra, 1 pátio externo e 1 interno, 1 sala de vídeo, 2 lied, 1 laboratório de química, 1 laboratório de física, banheiro para professores, 1 sala para professores, 1 cozinha para os professores, 1 secretaria, 1 sala de arquivo, 1 cozinha, 1 deposito, 1 elevador, 3 bebedouros, 8 extintores, 1 auditório, 22 professores, 1 diretor, 1 coordenador, 1 pedagoga supervisora, 3 secretários, 7 serventes, 3 merendeiras, 1 técnica lied, 1 saída de emergência, 45 cadeiras por sala e todo recurso áudio-visual necessário.

O projeto político pedagógico foi elaborado segundo a diretora por todos os membros que compõem o quadro de funcionários da escola nos mais diversos seguimentos.

Para o ensino de artes percebemos que a escola trabalha de acordo com o Currículo elaborado por uma equipe de professores juntamente com técnicos da SEDU. A disciplina de arte na escola é trabalhada de acordo com a grade curricular no Ensino Médio. O aluno tem duas aulas semanais, com professores capacitados e com nível superior. Cada sala de aula atende uma média de 45 alunos por sala.

Assim, este projeto será desenvolvido na disciplina de artes com a turma do 1º Ano do ensino médio tendo como objetivo buscar a ampliação do campo de visão para as expressões artísticas dos alunos. O período de vigência ocorrerá durante os meses de março e abril, a partir do dia 14 de março até 20 de abril do corrente ano.

O movimento a ser trabalhado será o Abstracionismo, por não apresentar objetos próprios em nossa realidade concreta exterior, faz uso das relações formais como cores, linhas e superfícies, apresentando a realidade da obra de maneira não representacional e como a turma não apresenta domínio nos traços e na criação de formas figurativas e a partir da vivência a ser proporcionada com os vários artistas que se destacam no universo da arte abstrata, contamos com uma maior compreensão por parte dos alunos. Além de que o abstracionismo está embasado no uso da cor, textura, forma e principalmente às questões sentimentais.

Além de desenvolver uma arte abstrata na confecção das obras, estarão sendo utilizadas também: técnica de textura, uso das cores, o uso de gesso e verniz e também o uso de placa de madeira prensada circular. E terá após sua conclusão uma exposição no espaço escolar.

JUSTIFICATIVA

A Arte ao longo de sua história tem acompanhado o homem como um meio de expressar sua sensibilidade, criatividade, diversidade e refletir questionando ao que ocorre ao seu redor. Esta linguagem deve ser lida e compreendida pelos nossos alunos, pois o que encontramos muitas vezes é a falta desses significados nas aulas de arte.

Por meio do ensino de arte é possível elevar a sensibilidade própria do ser humano, no entanto, não valorizado em nossa atual sociedade e infelizmente no contexto que estão inseridos nosso alunos. Diante deste contexto, este projeto surge com a necessidade de possibilitar aos alunos não só a apreciação, mas também a oportunidade de produzir suas criações artísticas a partir das suas percepções, pois os nossos alunos apresentam dificuldades de se expor, acabam não se mostrando, muitas vezes é devido a conceitos pré estabelecidos e a opção de trabalhar o abstrato é no sentido de quebrar esses paradigmas, deixar a fruição acontecer contribuindo com propostas pedagógicas que conduzam ao respeito à diversidade de criação e a elevação da auto-estima do aluno como ser criador e inovador.

Este projeto se concentrará nas Pinturas Abstratas, tanto nas propostas desenvolvidas como em seu contexto histórico trazendo como exemplos de artistas plásticos conceituados em nossa cultura. Procurando enfatizar aos alunos que arte nos oportuniza a formação de conceitos democráticos, sendo a partir da percepção de cada um.

OBJETIVO

Geral:

Buscar a ampliação do campo de visão dos alunos para expressões artísticas do movimento abstracionista através da experiência prática.

Especifico:

•Levar o movimento abstracionismo para a sala de aula evidenciando sua evolução estética artística na história da arte.

•Possibilitar aos alunos a criação de suas próprias obras.

•Desenvolver a capacidade criativa, a afetividade e a sociabilidade entre eles.

•Colocar os trabalhos feitos em exposição na escola.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO (METODOLOGIA)

A realização do projeto contou com seis etapas:

A primeira etapa se iniciou com uma aula teórica na sala de vídeo, em que o grupo ensinou aos alunos sobre o movimento Abstracionismo, suas particularidades no universo da arte, além dos artistas que se destacam e suas obras como: Piet Mondrian; Jackson Pollock; Paul Klee; Wassily Kandinsky, para que assim eles possam se familiarizar com as diferentes formas de trabalho e desenvolverem suas próprias criações.

A segunda etapa implicou no conhecimento teórico de Textura, em que foram apresentadas inúmeras formas de textura e suas técnicas durante aula no lied, além de exemplos de diversas obras artísticas que se utilizaram dessa técnica. Nesta mesma aula, o grupo apresentou o uso do Gesso como um recurso para se obter texturas, e também ensinou as técnicas de manuseio e obras que utilizaram dessa prática.

Na terceira etapa, contou com a primeira aula prática, com os alunos no espaço externo da escola, em que o grupo apresentou os instrumentos para a iniciação da confecção da obra, o gesso e a placa com formato circular de madeira prensada, além do jornal para cobrir as mesas e vasilhas PET para a preparação do gesso e luvas para proteção das mãos e também água. Após o contato com os instrumentos iniciou o processo de criação, cada aluno recebeu sua placa de madeira, sua vasilha para preparação do gesso e o par de luvas e também jornal para cobrir o local de trabalho. Apostos em seus devidos locais, o grupo seguiu com uma demonstração no preparo do gesso e logo em seguida os alunos iniciaram suas próprias produções.

Logo em seguida, após a confecção inicial das obras, em que cada aluno aplicou o gesso ao suporte de madeira e trabalharão diferentes texturas, o grupo providenciou um local para que os trabalhos fossem guardados enquanto secavam, para que estivessem preparados para as etapas seguintes.

Na quarta etapa, foi o momento em que o grupo orientou os alunos na aplicação das Tintas sobre a obra, a tinta usada foi guache devido à secagem rápida e por ser de fácil remoção na higienização. O grupo passou a orientar os alunos no uso das cores primárias e na produção das cores secundárias, salientando como os artistas se utilizaram delas em suas obras. Depois de concluídas as pinturas, as obras foram armazenadas para secagem.

Na quinta etapa, após a secagem dos trabalhos, o grupo passou a ensinar aos alunos no uso do impermeabilizante e sua importância no processo de preservação da obra, que neste caso foi o Verniz, dando assim uma valorização e destaque com luminosidade às cores. Logo depois de concluído, retornamos com os trabalhos ao local de secagem.

Já na sexta e última etapa, em que as obras já estavam secas, o grupo montou uma Exposição dos trabalhos dos alunos, de maneira que as obras fossem apreciadas pelos demais alunos e visitantes.

CRONOGRAMA

DATACHDESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

14/034horasAula de observação

28/031horasPrimeira etapa, início da aula teórica na sala de vídeo, em que o professor irá ensinar aos alunos sobre o movimento Abstracionismo;

30/031horasSegunda etapa implicará no conhecimento teórico de Textura, em que o professor apresentará inúmeras formas de textura e suas técnicas durante aula no lied;

04/041horasTerceira etapa contará com a primeira (aula prática) com os alunos no espaço externo da escola, em que o professor apresentará os instrumentos para a iniciação da confecção da obra, com a aplicação do gesso;

11/041horasQuarta etapa será o momento e que o professor orientará os alunos na aplicação das Tintas sobre a obra;

13/04 e 18/042horasQuinta etapa, após a secagem dos trabalhos, o professor passará a ensinar aos alunos o uso do verniz como impermeabilizante e sua importância no processo de preservação da obra;

20/042horasSexta e última etapa, em que as obras já estarão secas, será criada uma Exposição dos trabalhos no ambiente escolar.

PLANILHA DE CUSTOS

MATERIALQUANTIDADE CUSTO

Garrafa plástica100,00

Caixa de ovos plástica diversas0,00

Jornaldiversos0,00

Tinta acrílica6 potes 90 ml cores (azul, vermelha e amarela).Material da Escola

Pincel chato nº 1020Material da Escola

Placa de madeira prensada20Doação

Gesso15 kg15,00

Água raiz1 lDoação

Luvas 20 paresDoação

Verniz1 lataDoação

Total

15,00

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Acompanhamos as aulas da turma do 1º Ano numa quarta-feira, dia 14 de março/2012, das 18:20 às 22:20 h, neste dia ela ministrou quatro aulas, uma hora aula cada. Como não havíamos definido ainda com quais das turmas iríamos trabalhar. Decidimos então vivenciar todas para assim escolhermos e decidimos aplicar o projeto exatamente com a turma do 1º Ano A, devido à condição de horário ser mais apropriado, tanto para nós quanto pelo fato das aulas serem no segundo horário antes do intervalo.

A turma é do Programa de Educação de Jovens e Adultos, com faixa etária entre 15 e 45 anos, são alunos de classe economicamente de média baixa. Nosso projeto prioriza trabalhar com materiais de baixo custo e sucata, além de doações, então percebemos que não iríamos ter problemas quanto a custo de materiais pelos alunos.

Começaremos na última semana deste mês a partir do dia 28 de março, seguindo as atividades até o dia 20 de abril/2012.

No dia 28 de abril, dia em que foi realizada a primeira etapa teórica, toda a turma foi direcionada à sala de vídeo, lá foi apresentado um vídeo sobre o abstracionismo, os pintores que se destacaram ao longo da história e suas singularidades. A turma estava bem agitada e com muita expectativa, já que iniciava o projeto de arte e a atenção era essencial. Antes de darmos inicio ao vídeo, explicamos aos alunos sobre o que iriam ver e o que iriam utilizar-se das informações a ser adquirida naquele momento. Após o vídeo discutimos sobre o tema.

No dia 30 de abril, segunda etapa, agora realizada na sala do lied, os alunos realizaram uma pesquisa sobre textura, uma das técnicas de grande relevância na etapa de confecção da obra. Cada aluno ou em duplas, devido a falta de computadores com acesso a net, iniciaram uma pesquisa em sites sobre os tipos de texturas, como elas são feitas e obras que se utilizam desta técnica. Tivemos um bom desenvolvimento durante a aula, houve algumas dificuldades quanto ao manuseio do computador, e durante as pesquisas, mas com o auxilio da técnica do lied e orientação do grupo, os alunos conseguiram realizar a pesquisa tranquilamente.

No dia 4 de abril, dia em que foram apresentados os instrumentos e também iniciado a aplicação do gesso. Neste dia a turma foi direcionada para outro espaço fora da sala de aula, eles levaram alguns dos objetos a serem usados na prática, como o PET, os outros materiais como gesso, o grupo comprou e levamos no dia, foram 15 kg. As placas foram adquiridas por doação e também as luvas, assim, juntamos todos os instrumentos e iniciamos a confecção, os jornais e o PET os próprios alunos trouxeram. Foi dada uma orientação antes e todos colocaram em ação suas obras.

No dia 11 de abril, iniciamos aplicação das tintas, as tintas foram fornecidas pela escola, solicitamos a compra de apenas três tipos de cores, as cores primárias: azul, amarelo e vermelho, na intenção de que os alunos pudessem por em pratica o que aprenderam sobre cores, eles tiveram que confeccionarem as outras cores a partir das primarias, foi bem divertido e todos conseguiram, utilizaram como suporte as caixas de ovos de plástico. Os pinceis também foi fornecidos pela escola, todos esses material foi solicitado com antecedência para serem utilizados nas aulas praticas. Usaram jornal para cobrir os locais de evitando manchar com tinta, embora as tintas sejam de guache, justamente para evitar danos maiores. O grupo orientou os alunos de que lembrassem do vídeo sobre abstracionismo, de como os artistas usavam as cores e linhas, que as obras não poderiam ser figurativas, mas sim abstratas.

Nos dias 13 e 18 de abril, foram os dias em que aplicamos o verniz transparente sobre as obras para gerar um realce as cores e também a proteção da obra. O brilho encantou os alunos e tornavam ainda mais belos os trabalhos.

Já no dia 20 de abril, foi o ultimo dia em que a turma se organizou para exposição dos trabalhos. A exposição foi montada em um salão, cada peça teve a identificação de seu artista. Posicionados em um suporte de tablado, postos um do lado do outro, cada pessoa que entrava na exposição pode apreciar cada peça. Embora a idéia inicial fosse expor as peças fixas na parede, pois em cada uma foram fixadas gancho de suporte, porém não foi permitida a perfuração nas paredes da instituição, assim, a exposição teve que ser realizada no tablado. Contudo, foi um sucesso, as outras turmas foram convidadas a irem à exposição também durante o horário de aula.

AVALIAÇÃO

Durante o desenvolvimento do projeto houve bastante envolvimento por parte dos alunos, demonstraram interesse não só em conhecer um pouco mais do movimento abstracionista,mas também no fazer artísticos.Pudemos observar a satisfação nas expressões de cada um desde projeto inicial até a finalização quando apresentaram a sua obra .

Para cumprir a programação da nossa proposta de trabalho foi necessário bastante empenho de todos envolvidos, cada etapa foi bastante significativa tendo grande adesão por parte dos alunos. Na culminância o grande destaque foi a exposição das obras, que ocorreu na própria escola, onde toda comunidade escolar pode apreciar as produções.

No decorrer dos encontros conseguimos atingir nossos objetivos propostos, que foi possível devido à parceria que obtivemos com a escola, procuramos neste projeto estar levando um ensino de arte que condiz com as necessidades reais do ambiente escolar, pois somente deste modo conseguiremos inserir a arte ao cotidiano escolar.

Contudo, o projeto foi escolhido pela direção da escola a fazer parte dos projetos a serem apresentados no encontro escolar de Ejas a ser realizado no mês de maio como projeto destaque. O resultado extrapolou as expectativas do grupo.

O ensino de arte para ter sentido tem de partir das reais necessidades da comunidade escolar local, tornando assim significativo na formação sócio-cultural do cidadão.

BIBLIOGRAFIA

Sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_abstrata

http://www.mondriantrust.com/

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/pollock/

http://www.guache.blogger.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wassily_Kandinsky

http://www.ricci-arte.biz/index.htm

Vídeo:

História da Arte 14 – Abstracionismo

http://youtu.be/rsMRLzoJxSU

bottom of page