top of page

Têmpera ovo

Ano: 2009

Autor: Pedro Paulo Nardotto

Título: Olhos da Cor

Técnica: têmpera ovo sobre papel

Dimensões: 24 x 15 cm

Esta imagem tem total influência da obra do grande artista Wassily Kandinsky, e sou um grande admirador das suas técnicas. O abuso das cores primárias e secundárias, torna a obra um encanto aos olhos.

A têmpera ovo é uma das técnicas de resultado mais belo, devido ao brilho que proporciona na pintura, evitando o embassamento. Seu poder de secagem facilita o seu manuseio e dinamisa a sua aplicação, tornando mais rápido a conclusão da obra.

Meu trabalho busca a mesma linha da obra de kandinsky que é o abstracismo com cores.

Em minha localidade, há muitos artistas que lidam mais com a imagem figurativa, principalmente de paisagem, poucos trabalham o abstrato. A partir dessa deficiência, creio que seria interessante trabalhar esta questão com os artistas e mostrar para eles que há possibilidade de se representar uma paisagem dentro de um modelo abstrato, inovando.

Por eu gostar da arte abstrata, não senti dificuldade para desenvolver meu trabalho dentre outros na mesma linha, porém vejo que ainda há muito a ser desenvolvido tecnicamente para se chegar a um nível de excelência.

Veladura em textura

Ano: 2009

Autor: Pedro Paulo Nardotto

Título: Bronze em textura

Técnica: Veladura com têmpera vinílica sobre papel canson

Dimensões: 30 x 20 cm

Esta imagem vem acompanhada de várias técnicas. O uso do lavado, da sobreposição e escalas de cores, todas armonicamente trabalhadas para gerarem o resultado da imagem acima, a qual possui o nome de Bronze em textura, devido a tonalidade gerada pela sobreposição de cores e as camadas dadas pelas texturas, isso graças a Veladura e o processo de imprimação do suporte.

Como a obra não se trata de uma tradução, mas sim de uma criação própria de minha autoria, não poderei, portanto compará-la a uma influência de uma já existente. No entanto, admito ter tido alguma influência nos exemplos dos trabalhos da tutora a distância Joice Brandão.

Na imagem, se observarem bem, verão que a textura foi bem compactada ao suporte, não permitindo a elevação de algumas partes dos materiais fixados, isso possibilitou tal resultado. Esta técnica está inserida no contexto de minha localidade, principalmente, nas obras dos diversos artistas locais.

Para mim não houve dificuldades na aplicação da veladura, foi uma nova experiência a qual só veio a agregar mais meus conhecimentos no universo da arte.

Têmpera vinílica

Ano: 2009

Autor: Pedro Paulo Nardotto

Título: Bolhas

Técnica: têmpera vinílica sobre papel canson

Dimensões: 24 x 15 cm

É fato que a arte vem em nosso ser como forma de inspiração, assim cada obra passa a ter sua individualidade, brilho e características do criador. O uso da técnica de têmpera vinílica me permitiu desenvolver ótimos trabalhos, dentre eles este, Bolhas, o qual apliquei a sobreposição de uma camada sobre a outra, no caso o ocre e o branco sobre o azul.

A ferramenta aplicada nessa obra foi a tampa de embalagem, postadas de maneira aleatória dando a idéia de bolhas. Dentre as inúmeras tendências da arte, o abstrato gerou mais uma vez influência em minhas obras, devido ao aguçamento do imaginário gerado pela complexidade de suas formas.

A maioria das pessoas que vêem as pinturas de vinílica tem a impressão de que se trata de uma pintura de aplicação em parede, devido sua textura e aderência à superficie de aplicação.

Em minha cidade, o uso da tinta acrílica é muito grande, e a vinílica como técnica similar, tende a se tornar uma forma interessante nas aplicações dos diversos trabalhos de construção civil. Assim, vejo que a técnica vinílica é um meio transformador, na qual irei utilizar em minhas obras e também no ensino de artes.

bottom of page