top of page

NARRATIVA SOBRE MINHAS EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE ARTES VISUAIS

Narrativa

Curso de artes Visuais - UAB UFES

Disciplina: Trabalho de Graduação

Tutora:GISELE L. F. DA ROCHA

Autor: Pedro Paulo Nardotto

Inicialmente irei me apresentar dizendo com poucas palavras, que sou um artista na incansável busca do conhecimento, seguidor do pensamento do grande filósofo grego Sócrates Só sei que nada sei..., enfim o que fez sentido na minha vida como acadêmico do curso de artes visuais de uma das maiores instituição do Estado, a UFES, tive a possibilidade de aprimorar minhas habilidades em arte. Antes eu apenas fazia sem sentido, hoje eu ponho sentido no que faço.

Quando o curso já tomava uma dimensão maior, eu ficava preocupado, pois me vinha vários questionamentos, de como eu iria enfrentar uma sala de aula, já que não tinha experiência suficiente. Mesmo com os cursos e palestras já ministradas durante minha vida profissional, a sala de aula era um universo que ainda não tinha contato. Assim tive a compreensão de que para me sentir seguro deveria me dedicar ainda mais a tudo que o curso me proporcionava, e o desejo de investigar assola ainda mais minha busca pelo conhecimento técnico e humanizado de um arte-educador.

Como já havia dito, a arte é algo que faz parte de mim... Foi durante o ensino fundamental que percebi minha habilidade no desenho, e depois fui dando seqüência a cada ano. Uma questão interessante foi durante os estudos sobre história da arte, muitos artistas, alicerces da arte não faziam parte do meu cotidiano, não fazia idéia de quem era Vincent Van Gogh, Debret, Degas, Kandinsky, este último é o que mais me atrai, passei a admirá-lo pelo estilo e pela sua arte abstrata.

Das disciplinas que estudei a de laboratório de tintas e de cerâmica e modelagem, enfim dentre várias outras, aprendi muita coisa e hoje tenho em minha instante todas as minhas obras de cerâmica e modelagem, expostas para que todos que me visitem possam ver. Recentemente criei um website que se encontra em fase de construção, onde exponho meus trabalhos e projetos, trabalhos estes que merecem ser observado por quem gosta de arte http://www.wix.com/aquariopp/pedropaulonardotto . Algo que me deixou muito chateado foi ter passado pela disciplina de fotografia e não ter obtido melhores resultados, uma parcela de culpa foi minha, em que poderia ter tido maior empenho, no entanto a própria disciplina também deixou a desejar, o conteúdo poderia ter sido mais explorado e instigante.

Tomando como base toda experiência vivida durante os estudos em artes, os trabalhos realizados, e toda criatividade inserida nas pinturas e desenhos. Como um arte-educador, o caminho está cada vez menor, o objetivo de chegar às salas de aula é uma das minhas metas. Conhecer o universo educacional levando os alunos a aguçar seus sentidos dentro de uma nova proposta pedagógica.

Hoje após toda experiência vivida no curso, ganhei mais confiança para enfrentar uma sala de aula, principalmente pelos estágios que realizei. Sinto que tenho bagagem suficiente capaz de desenvolver um plano de aula e de aplicá-lo. Acredito na proposta metodologia que o curso vem ensinando, e hoje compreendo o quanto se faz necessária a mudança no ensino de artes no Brasil.

Diante do que foi dito penso que nessa etapa final do curso, todo o conteúdo, processo e metodologia ensinada me garantiram grande senso critico em artes e na realização de trabalhos acadêmicos, como criação de artigos, projetos, plano de aula, dentre outros.

bottom of page